08 outubro 2012


HELICÓPTERO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO DE JANEIRO CONTA COM SUPER CÂMERA

As operações policiais no Rio de Janeiro passaram a contar com um helicóptero com uma super câmera que se tornou essencial para flagrar a movimentação de bandidos durante o dia e até mesmo à noite.
 Um dos meliantes mais perigosos do crime carioca, Márcio José Sabino (Matemático) foi cercado e morto durante ação certeira que durou apenas 4 minutos onde o helicóptero dotado da super câmera foi fundamental.

O ÁGUIA 2 é um helicóptero modelo Esquilo onde na parte frontal inferior fica acoplada a câmera que pesa 45 quilos e tem apenas 40 centímetros de largura mas permite enxergar o alvo com total nitidez a 3000 pés de altitude (aproximadamente 1 Km) seja na claridade do dia ou na escuridão da noite. 
A tecnologia desta super câmera permite visualizar objetos e pessoas no escuro com tanta distância do alvo que o barulho do helicóptero não chega nem a ser ouvido por quem está sendo observado. A uma distância de 32 Km o policial que visualiza o equipamento pode distinguir pessoas de outros objetos e a 3 Km de distância a imagem de um rosto produzida pelo equipamento torna perfeitamente possível a identificação da pessoa.

Os sensores da câmera captam raios infravermelhos emitidos pelo calor de corpos e objetos e os transforma em imagens tridimensionais. As tonalidades de cinza em que aparecem as imagens variam conforme a temperatura dos corpos, isso torna diferentes pessoas, armas de fogo e motores de carro, por exemplo.
Através das imagens captadas pela câmera, o policial que coordena as operações pode orientar as equipes em terra. As imagens são transmitidas em tempo real para 5 bases da polícia através de antenas, incluindo a do próprio helicóptero, e cobrem toda a cidade.

Atualmente já existem mais de 1200 horas de gravações sobre o mundo do crime no Rio e isso hoje é fundamental para o planejamento de qualquer operação policial futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.