sábado, 22 de janeiro de 2022

 

DICAS PARA USAR A INTERNET DE MANEIRA SEGURA, MINIMIZAR RISCOS E EVITAR GOLPES



  • Cuidado ao clicar em links para vídeos, lojas, promoções, mesmo que o conteúdo seja de alguém conhecido. Tente confirmar se o autor realmente fez a postagem ou se o perfil está infectado por vírus. Desconfie sempre.


  • Use um bloqueador de pop-ups. As janelas que abrem no navegador, podem conter malwares, phishing e ransomware. Ative a função do navegador que permite bloquear os pop-ups automaticamente e jamais atualize programas (como o Flash Player) através dessas mensagens ou links. Busque e abra sempre sites oficiais para realizar qualquer tipo de download de softwares.


  • Não realize download de softwares piratas. Programas piratas podem ser oriundos de fontes suspeitas e podem conter vírus e/ou golpes. Softwares piratas e extensões de navegador podem roubar dados e senhas do seu computador. Pesquise as avaliações e os comentários de outros usuários sobre o App antes de realizar o download. Desconfie sempre.


  • Nunca abra e-mails suspeitos ou de remetentes desconhecidos. Se receber um e-mail estranho do seu banco, não abra a mensagem, pode ser um golpe e criminosos podem ter acesso às suas informações bancárias, senhas, números de cartão de crédito e outros dados, através de uma prática chamada de “phishing”. Esta prática captura os dados do usuário utilizando programas maliciosos, como vírus e trojan, disfarçados em endereços nos e-mails de spam ou em redes sociais.


  • Desative contas em sites que você não acessa mais. Sites armazenam diversas informações pessoais de usuários, inclusive e-mail e senha, principalmente sites de compras. Desative as contas e delete o seu perfil. Não existe nenhum site totalmente seguro, sendo assim, é extremamente importante proteger seus dados.


  • Não use rede Wi-Fi pública. Vários estabelecimentos comerciais oferecem Wi-Fi grátis para seus clientes como um atrativo extra, porém essas redes não são seguras, principalmente para realizar pagamentos ou acessar dados confidenciais de contas bancárias e cartões de crédito. Prefira sempre a conexão de internet do seu celular e evite compartilhar rede com pessoas estranhas.


  • Muito cuidado ao usar computadores compartilhados em casa, no trabalho ou em locais públicos, como Lan Houses. O compartilhamento de computadores dobra os riscos de expor senhas e arquivos pessoais. Se realmente for preciso usar um computador compartilhado, não salve senhas em programas ou navegadores e evite realizar transações bancárias ou compras com cartões de crédito e nunca salve arquivos com documentos pessoais nestes computadores.


  • Troque suas senhas regularmente. Usar a mesma senha em diversos sites torna seus dados vulneráveis. Caso uma palavra-chave seja hackeada, criminosos vão buscar por outras contas daquele mesmo usuário. Para se proteger mude as credenciais de e-mail e redes sociais com frequência, crie variações de uma mesma senha para facilitar a memorização. Use a original como base e mude alguns caracteres, alternando números, letras, caracteres especiais, etc. 


  • Crie senhas fortes. Quando for criar uma senha, não use palavras curtas, não use o seu nome e sobrenome, placa do carro, datas de aniversário, sequências numéricas ou apelidos, pois são combinações fáceis de serem hackeadas ou descobertas por intrusos. Para elaborar uma senha forte use letras maiúsculas e minúsculas, números, símbolos, caracteres especiais e elementos que fortaleçam a segurança.


  • Use autenticação de dois fatores nas redes sociais. A autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança, que tem o objetivo de confirmar a identidade do usuário. Ativando a verificação em duas etapas, o usuário precisa fornecer uma segunda informação após inserir o login e a senha para ter acesso à conta, aumentando a segurança e reduzindo a possibilidade de invasões.


Boletim de Ocorrência te ajudando a viver com segurança e a se prevenir de ações de criminosos.

Boletim de Ocorrência ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.