segunda-feira, 15 de outubro de 2012


COMO SE PREVENIR DO GOLPE DO FALSO SEQUESTRO


O golpe do “Falso Sequestro” surgiu aplicado por presidiários com o objetivo de inserir créditos em celulares pré-pagos que portam dentro das cadeias, porém, com o sucesso dos primeiros golpes os marginais passaram a lucrar com essa prática criminosa.


Esse crime ganhou o uso de vozes de pessoas ao fundo, gritando e chorando, simulando um sequestro onde o SUPOSTO "refém" pede socorro desesperadamente. 


A vítima que está ao telefone com o marginal não deve passar nenhuma informação que possa ajudar o criminoso a dar mais veracidade à história. Os criminosos ficam sempre à espera de que a vítima diga o nome de algum filho ou parente para fazer uso dessa informação.


Frequentemente as vítimas são pessoas idosas que ficam nervosas e acabam fazendo o “jogo” do criminoso.


No momento do anúncio do falso sequestro a vítima deve manter a calma e a tranqüilidade e jamais passar qualquer informação que possa ajudar o criminoso.
Na maior parte das ocorrências os telefones utilizados tem prefixo com DDD 11 (São Paulo), 21 (Rio de Janeiro) e  85 (Ceará). É fundamental que se preste atenção nesses prefixos. 


Para o desvendamento dessa modalidade criminosa, a contribuição do cidadão é fundamental pois há muita dificuldade por parte da Polícia em atuar contra o falso sequestro, pelo fato das vítimas não terem costume de registrar a ocorrência, muitas vezes por medo. 


  • Dicas para não se tornar vítima desse golpe:


1) Atenção aos telefones com prefixo 11 (São Paulo), 21 (Rio de Janeiro) e 85 (Ceará).

2) Mantenha a calma, não demonstre desespero ou descontrole emocional.

3) Não passe nenhuma informação que ajude o criminoso a dar mais veracidade ao golpe.

4) De alguma forma, tente fazer contato com a pessoa que sofreu o SUPOSTO sequestro através de algum outro telefone.

5) Procure ter no telefone de casa ou do trabalho um identificador de chamadas.

6) Não receba ligações a cobrar de telefones desconhecidos.

7) Oriente familiares idosos, pois eles são as maiores vítimas dos criminosos.



Utilidade Pública do Boletim de Ocorrência te ajudando a não cair em golpes.

2 comentários:

  1. E quando não conseguirmos fazer contato com a suposta vítima? Como proceder na possibilidade do sequestro ser legítimo??

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo, na dúvida o melhor a fazer é sempre procurar a ajuda da Polícia. Obrigado pelo comentário e continue sempre participando e opinando. Grande abraço do Editor Chefe do Boletim de Ocorrência.

    ResponderExcluir

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.