segunda-feira, 13 de agosto de 2012


FATORES DE GERAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Os fatores que geram a violência ao redor do mundo são diversos. O racismo, conflito de religiões, diferenças culturais, diferenças de orientação sexual, entre outros. Na maioria dos casos a violência é gerada de forma pessoal, onde a própria pessoa constrói fatores que acabam resultando em situações violentas. Circunstâncias refletem a conjuntura de uma nação, como quando há falta de empregos, gerando assim uma busca desesperada por melhores condições de vida. Um dos principais motivos gerador de violência que abala a humanidade é, sem dúvidas, a desigualdade social.

Vivemos numa sociedade consumista, valores morais tem perdido na escala de prioridades para os bens materiais. A mídia em geral veicula uma necessidade material, criando uma falsa idéia que é preciso ter riqueza para ter poder. Há uma influência significativa da mídia na sociedade, onde se caracteriza o modelo de cidadão como aquele que tem roupas de boas marcas, carros novos e outros bens que estão longe da realidade econômica da maior parte da sociedade.

ALGUNS jovens de classes pobres, para atingir seus objetivos, com base em estilos de vida e na vontade de possuir bens de consumo mostrados pela mídia, entram para o mundo do crime, sendo esse mundo a única alternativa para se conseguir dinheiro. Há a FACILIDADE DE ACESSO ÀS ARMAS E ÀS DROGAS, e há a sensação de IMPUNIDADE que fortalece o mundo do crime.

A desigualdade social vem aumentando ao longo dos anos, as autoridades fecham os olhos, ou as “janelas” nos sinais de trânsito. A violência gerada pela desigualdade social é resultado da AMBIÇÃO da burguesia. Grande parcela entra na vida do crime por não ter outro meio de obter sua subsistência. Um dos fatores geradores da desigualdade social é o DESEMPREGO, que leva milhares de jovens oriundos de classes menos privilegiadas a entrarem no tráfico de drogas e posteriormente criar um vínculo “eterno” com o morro e a dependência da droga. Estes jovens se tornam criminosos inconseqüentes, muitas vezes por não estarem em estado de normal consciência.

É preciso mudar o comportamento da sociedade para que a violência não se alastre ainda mais e que todos tenham realmente direitos iguais. Que ninguém precise fazer manifestações exigindo que se cumpram seus direitos, pois se são direitos devem ser obrigatórios. Que todos tenham segurança para que ninguém precise comprar uma arma para se defender de criminosos inconseqüentes e que ninguém precise virar um criminoso por falta de oportunidade, por fome ou para saciar a um de seus filhos.

Autoridades governamentais precisam ser mais incisivas e atuantes, não adianta simplesmente aumentar o número de policiais nas ruas pois a POLÍCIA efetivamente não é o único meio de combate ao crime. É preciso investimento alto na educação para que as próximas gerações venham com outros pensamentos e oportunidades reais.

É preciso ter a mudança do pensamento e não somente ter o pensamento na mudança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.