segunda-feira, 24 de setembro de 2012


A ATIVIDADE POLICIAL É UMA MISSÃO PARA POUCAS PESSOAS


Imaginem essa situação: Um homem entra em uma loja, saca uma arma e anuncia um assalto. A ação não dá certo por algum motivo, o marginal faz reféns e diz que antes de morrer, vai matar várias pessoas. 
Um policial recebe o chamado pelo rádio da viatura. O que ele faz ? Se desloca com brevidade ao local do fato para atender a ocorrência. O policial vai ao encontro daquilo que muitas pessoas fogem.


É fácil imaginar pessoas se empurrando, procurando proteção e fugindo aterrorizadas. Nestas situações, as pessoas pensam em sair do local. Mas o policial não dispõe desse luxo e apesar do medo e do estresse, ele corre contra a multidão em pânico, para chegar o mais próximo daquele que poderá tentar matá-lo.


Desde a sua formação, o policial é informado que o trabalho dele é ir onde está o problema e tudo que se aprende é relacionado com o perigo. Embora o policial aprenda técnicas de se aproximar do perigo, não existem técnicas para fugir do perigo.


Apesar de muitas pessoas se esquecerem, o policial também é um ser humano que sente medo, dor e sofre ações do estresse mais do que qualquer outra atividade profissional. Só quem enfrenta uma troca de tiros com marginais em posse de armas de fogo de grosso calibre sabe o que é isso. 
Você, um cidadão do bem, que nunca passou por uma situação como essa, posso te garantir que não faz nem idéia da adrenalina a que o policial está exposto diariamente conscientemente.


O medo não é uma neurose que precisa ser eliminada. O medo é uma importante emoção natural para informar a você que sua vida está em perigo e que é hora de tomar uma atitude. O medo produz uma reação química que lhe impulsiona instintivamente a lutar ou fugir.


Quando você luta pela própria vida, a natureza não te dita regras. O homem é programado para aniquilar a ameaça da maneira que ele puder e diante de uma ameaça à própria vida muitas pessoas encontram forças que jamais imaginaram ter. 
O policial pode lutar e até usar a força letal com o propósito de se defender, mas deve reagir com controle da situação e de si mesmo e isso não é uma tarefa fácil quando alguém está tentando matá-lo.


O policial não pode fugir, ele vai de encontro ao perigo não importando os possíveis ferimentos e riscos a que está exposto pois ele fez um juramento e recebe seu salário para agir desta forma. Acima de tudo, o policial tem vocação e muitos fazem da profissão um estilo de vida.


É preciso sempre avaliar as situações de risco já enfrentadas, o que se fez de certo ou errado e o que precisa ser melhorado. Rever as ações é uma maneira de aprendizado que dá confiança para enfrentar as próximas situações críticas. 
O policial deve ter consciência do momento certo de usar sua arma letal não fazendo desta ação um ato banal. Precisa conhecer bem a área onde atua e estar sempre alerta para nunca ser pego de surpresa. 


O policial precisa acreditar sempre na sua missão, se ele não acreditar na missão para a qual foi indicado ele hesitará durante o confronto e nessa circunstância, poderá perder a vida.


O policial precisa praticar o exercício mental imaginando uma briga em um bar ou um roubo em andamento e como seria responder a essas ocorrências. Se vendo em um caso real e imaginando sua ação visando a proteção das vítimas e inocentes e sua própria sobrevivência em caso de confronto com meliantes.


A vida de uma pessoa é considerada o bem mais precioso. Leis e condutas morais estão fundamentadas na auto-proteção e na preservação do ser humano contra graves ferimentos e a morte. No entanto, em uma situação de confronto e em legítima defesa, o policial pode ter que ferir ou mesmo matar outro ser humano, no caso, o agressor.


Talvez após ter feito esta leitura você passe a entender melhor e a valorizar mais a atividade policial e o profissional que tem a dura missão de enfrentar o perigo diariamente para proteger pessoas que ele nem conhece, entre as quais VOCÊ.

SAÚDE E PAZ.
DEUS PROTEJA A TODOS NÓS, PESSOAS DO BEM, POLICIAIS E CIDADÃOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.