SOLENIDADE NO CBMERJ LEMBROU 58 ANOS DA TRAGÉDIA DA ILHA DO BRAÇO FORTE
Os 17 bombeiros que morreram tentando extinguir chamas foram homenageados em cerimônia ecumênica no Quartel Central dos Bombeiros
Leia a matéria na íntegra e veja as fotos.
Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros homenagearam, na manhã desta segunda-feira (07/05), os 17 bombeiros que morreram na explosão ocorrida na Ilha do Braço Forte, na noite de 7 de maio de 1954. Um culto ecumênico foi celebrado no Quartel Central para lembrar os 58 anos da tragédia.
Ao final da cerimônia, foi feita a chamada nominal de cada um dos militares, seguida do toque de silêncio e da entrega de flores aos familiares. Os bombeiros morreram em serviço, tentando apagar o fogo que atingia um depósito com materiais inflamáveis na Sede da 1ª Zona Marítima.
Na ocasião, foi decretado luto por sete dias. Um marco chegou a ser erguido na Ilha do Braço Forte, onde uma placa ostenta o nome de todos os heróis. Até os dias de hoje são depositadas flores em homenagem aos bombeiros que honram o dever de “vida alheia e riquezas salvar”.
As vítimas da tragédia são: Major Gabriel da Silva Teles, Tenente Washington de Souza Lima, Sargento Edgar de Barros Lima, cabo Epitácio Costa, Cabo Manoel Antônio de Peçanha, Soldado Cláudio de Souza, Soldado Amãncio da Silva, Soldado Antônio Pereira Brasil, Soldado Jorge dos Santos Santana, Soldado Tomaz da Silva Rufino, Soldado Manoel Gomez da Cruz, Soldado José Edson Vilela, Soldado Orlando Xavier da Costa, Soldado Antônio Cerázio, Soldado Mozart Nery Bacellar, Soldado Júlio José Martins Rosa, e Soldado Walter Mário Cardoso.
Os bombeiros que sobreviveram ao trágico episódio também foram lembrados. São eles o Tenente Coronel Rufino Coelho Barbosa, 1º Tenente Médico Jueguerps da Assumpção Barbosa, 1º Sargento Motorista Djalma Mendes Pereira, Cabo Motorista Eneis João de Souza, e Soldado Joppe da Silva.
Momento da celebração da Missa em homenagem aos Militares falecidos em serviço
Militar executando o toque de silêncio em homenagem aos Heróis da Ilha de Braço Forte
Coronel BM Sérgio Simões homenageando os pais do Ten Cel BM Jasper, falecido em serviço
Discurso do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ
Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social da SEDEC/CBMERJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.